sexta-feira, 12 de maio de 2017

FOTOGRAFE MELHOR COM O CELULAR

Quem me conhece sabe que eu sou a louca das fotografias. Desde muito pequenininha eu sempre fui apaixonada por fotografar. Eu me lembro de pegar a câmera escondida e fotografar por aí gastando o restinho de filme que ficava. Um bom tempo depois eu me lembro de IMPLORAR pra minha mãe comprar uma câmera fotográfica digital. Utilizei todos os argumentos possíveis pra provar que aquela compra era uma prioridade urgentíssima - e falhei! Mas um tempo depois finalmente tive a oportunidade de ter uma câmera digital.
Só quem passou por essa transição analógica/digital vai entender o que eu estou falando sobre a mágica de visualizar as fotos na hora. Não gastar dinheiro revelando fotos que estavam estouradas / desfocadas ou simplesmente horríveis mudou a maneira como eu me relacionava com a fotografia naquela época.
Mas vou deixar pra me aprofundar sobre isso em um outro texto.
Enfim, não estou querendo me gabar mas meus amigos / familiares e conhecidos sempre foram pessoas que me apoiaram e elogiaram o que muitos chamam de "olhar fotográfico". Não sou nenhuma profissional da área, MUITO PELO CONTRÁRIO. Estou bem longe de ser considerada profissional. 
Não muito tempo atrás eu adquiri a minha primeira DSLR (resumindo: câmeras um pouco mais profissionais que possibilitam a troca de lentes e tal...) mas a grande maioria das minhas fotos ainda são tiradas pelo celular. Isso mesmo! Nem sempre posso ou me arrisco a levar minha câmera por aí, então o celular acaba sendo o meu salvador.
Por isso, resolvi compartilhar algumas dicas BÁSICAS de como conseguir resultados melhores fotografando com o celular.
Vamos lá?


Essa dica é a mais básica de todas mas faz MUITA diferença. (Eu juro!) Muitas vezes o único motivo pelo qual a sua foto não sai com o aspecto desejado é porque ela está suja. Os celulares passam muito tempo nas nossas mãos, bolsos e perambulando por todo tipo de lugar. Logo, estão sujeitos a ter contato com todo tipo de sujeira. Gordura, poeira.. e por aí vai. Então, vai fotografar? Dá uma limpadinha básica na lente primeiro e se joga! ;)


Iluminação! Se tem uma coisa que modifica totalmente a qualidade de uma imagem tá aí. Não vou ser hipócrita e falar que um bom equipamento de iluminação é desnecessário não, tá bom? (Inclusive... QUERIA!!!) Mas.. como as dicas aqui são básicas vamos usar o que a gente tem não é mesmo? A luz natural (esse solzão maravilhoso da porra) é o que mais vai te ajudar. A iluminação natural é incrível e os celulares mais especificamente precisam de ambientes claros para uma foto nítida e de qualidade. Não é atoa que as fotos que tiramos a noite sempre deixam a desejar como você pode perceber no exemplo acima. Não precisa deixar de fotografar aquela festa topíssima com os migos porque tava de noite não, ok? Mas vai se programar pra fotografar? Dá pra chegar em um ambiente mais iluminado pelo menos? Então, dê preferência para a LUZ!



Essa aqui é quase que inconcebível. Sério! Quando nos dispomos a fotografar uma coisa queremos uma foto nítida, não é mesmo? Então pelo amor de Jesus Cristinho, não usa o zoom! O zoom do celular não funciona da mesma maneira que nas câmeras melhores, por isso a única coisa que ele faz é ampliar a fotografia pixelizando totalmente a imagem. Deixando a mesma sem qualidade. Ou seja, sempre que possível aproxime-se do objeto/pessoa a ser fotografado. Agora... quando a gente não tem outra opção. Aí vai o zoom mesmo né migos? ¯ \ _ (ツ) _ / ¯






Essa dica é uma dica muito interessante. Um dos muitos itens que diferem um amador de um profissional na hora de fotografar. O famoso "olhar" está muito relacionado a perspectiva e enquadramento. Muitas vezes ficamos presos a nossa zona de conforto de tentar deixar tudo milimetricamente enquadrado (o que funciona e muito em alguns casos!). Mas, as vezes uma fotografia feita em um ângulo diferente transforma totalmente a imagem! Por isso, ouse, divirta-se.. experimente! Tente sair do óbvio na hora de fotografar e tentar encontrar um visual diferente daquilo que você está fotografando!

E aí, gostaram das dicas? Vão colocar alguma delas em prática? Essas foram apenas as dicas mais básicas que podia pensar pra falar por aqui. Então se vocês quiserem podemos aprofundar no assunto já que eu AMO falar sobre isso. Comentem aí se vocês querem mais dicas, okay? Se colocar alguma dessas dicas em prática no fim de semana me marca no facebook ou instagram pra eu ver. Combinado?
Até mais!  ;)

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Tombos da Vida
Maira Gall